Eventos - Eventos 2008

Encontro de Primavera apresentação livro

"Encontro de Primavera apresentação livro"

Ano: 2008

Descrição: O ANEL DO NIBELUNGO - Richard Wagner, GUIA PRÁTICO DO OUVINTE de Lúcia Schiffer Durães.
Editora MUSIMED - www.lucia.duraes.nom.br
conteúdo:-uma análise literária e musical das quatro óperas que compõem o O ANEL DO NIBELUNGO de Richard Wagner seguida de comentários.
- trechos da partitura, com os “leitmotiven”, no GUIA denominados “temas”, enumerados e seguidos de comentários.
Há, em anexo, um CD multimídia para CD player e computador com:
- a gravação em piano dos 89 “leitmotiven”
- a tradução para o português das quatro óperas em alemão
- os números referentes aos “leitmotiven” marcados no texto em alemão. Esses números quando pressionados, tocam os “leitmotiven” gravados no piano.
O ANEL DO NIBELUNGO é considerado uma obra de arte completa, pois envolve a literatura, a mitologia, a música, o canto, o teatro e as artes cênicas. É considerada uma obra muito abrangente, pois mostra desde o início do mundo, a natureza pura, intocada e em harmonia, até o apocalipse. Fala da psique humana, do consciente e do inconsciente e de quando o homem, ao se tornar consciente, rompeu com essa harmonia, tentando impor suas regras em benefício próprio. Descreve a trajetória do homem, seus erros, sua ambição desmedida que o leva a um processo de auto destruição. A tetralogia é baseada na mitologia, objetivando a catarse, como no teatro grego: a identificação do ser humano com os personagens e com a história, resultando no auto conhecimento.
A obra O ANEL DO NIBELUNGO nos dá a oportunidade de refletir sobre os valores mais importantes e profundos de nossa existência e de vislumbrar um mundo transformado para as próximas gerações. Essa transformação deverá priorizar a valorização dos sentimentos, das relações humanas, da preservação da natureza, da integridade de caráter e de amor ao próximo. É impossível acreditarmos que a maneira como conduzimos nossas vidas e as leis de sobrevivência que regem o nosso mundo hoje, baseadas no uso abusivo da natureza, na leviandade moral e ética e na falta de solidariedade humana, possam perpetuar a nossa espécie.
Espero que este GUIA PRÁTICO DO OUVINTE cumpra o seu propósito. Que a arte, a mais importante forma de expressão humana, pois reflete os mais profundos sentimentos, torne-se um instrumento de transformação para que as pessoas possam divisar a compreensão de valores fundamentais, sensibilizar a alma e alcançar a felicidade.
O livro está sendo vendido nas Livrarias Curitiba, em todas as lojas, mais especialmente na loja do Shopping Barigui.

Clique nas imagens para ampliar clique nas imagens para ampliar
Graciela Scandurra
in orkut t f © Graciela Scandurra 2007 Todos os Direitos Reservados Densenvolvido por Sulcriativa Comunicação